terça-feira, 22 de maio de 2007

Liberdade para a imprensa.

A liberdade de imprensa sempre foi assunto entre os profissionais de comunicação tanto quanto entre os não-profissionais. No último dia 08, foi realizada a II Conferência Legislativa de Liberdade de Imprensa promovida por várias entidades representativas dos meios de comunicação. Esta conferência tinha como objetivo colocar em pauta a "provável" censura aos meios de comunicação pelo governo e por empresas que visam o poder através do controle da informação.

O jornalista, sociólogo, mestre, doutor e pós doutor Venício A. de Lima, em seu texto para o site "Observatório da Imprensa", causou-me angústia na alma em, mais uma vez, confirmar este abuso de poder sobre a imprensa brasileira e mundial. O surgimento do "quinto poder", o de manipulação e controle do que pode ou não ser visto, lido e ouvido, é o caos da imprensa. Uma desilusão para estudantes como eu, que podem, inicialmente, desacreditar na escolha que fizeram de tornar o Brasil um país mais informado e crítico com a intenção de reforçar esta democracia, de fortalecer o poder de voto que a população tem e que decide o caminho político da nossa sociedade.

A informação íntegra e verdadeira, seja ela política, social, cultural, é direito de todos e dever dos meios de comunicação. Concordo com Venício quando ele diz que os meios de comunicação são apenas "meios" por onde passam as informações e que não têem o direito de interferir na verdade da informação seguindo interesses de empresários e governantes.

Ainda acredito muito na imprensa capaz de mostrar sua força e credibilidade ao informar os fatos. E por isso continuarei como estudante até que seja necessário pois meu futuro está em informar veridicamente a todos os cidadãos por direito.

Nenhum comentário: