quarta-feira, 7 de maio de 2008

Uma ferramenta da web


Acesse qualquer site de jornais on-line, e em algum canto da tela você vai encontrar uma relação dos blogs de jornalistas do veículo. Essa tendência está cada vez mais comum entre os profissionais de Comunicação. Um estudo sobre o perfil de jornalistas-blogueiros, feito em 20 países ibero-americanos pelo Departamento de Jornalismo da Universidade de Málaga, na Espanha, confirma esse acontecimento. Segundo a pesquisa, publicada pelo site Intermezzo, três em cada quatro jornalistas consideram que praticam jornalismo de opinião através deste meio. E esse é um dos principais motivos que atraem os profissionais a utilizarem a ferramenta como disseminação de informação.
A liberdade editorial é um fator relevante para o crescimento do uso dos blogs. Daniel Pereira está no ramo há dez anos e é dono da página “Samba de Rede”, do site O Dia on-line. Ele destaca a grande possibilidade de informar os fatos de acordo com sua versão: “O jornalismo, de um modo geral, prega a imparcialidade. Os blogs, assim como as colunas, nos deram o direito de opinar, de ser parcial”.
Dentre os pontos destacados na pesquisa, o aumento do mercado de trabalho também está entre os mais importantes. Segundo o estudo, 40 por cento dos entrevistados receberam propostas de trabalho através de seus blogs. Esta ferramenta possibilita o profissional de fazer o “jornalismo de casa”. Basta ter uma informação, e publicar.
No entanto a professora de Jornalismo on-line e Fundamentos de Multimídia do Centro Universitário de Belo Horizonte, e mestre em Educação e Tecnologias Digitais pela PUC Minas, Lorena Tárcia, não acredita que os blogs em si podem ser responsáveis pelo aumento das oportunidades de trabalho na área: “Eles podem dar maior visibilidade ao profissional e permitir a construção de uma rede de contatos, o que hoje é importante para qualquer setor”. Lorena ainda destaca que, de modo geral, blogs desvinculados de meios de comunicação dificilmente são rentáveis, e que por outro lado os que são atrelados aos meios de comunicação não podem ser classificados no termo original da palavra. São mais colunistas que utilizam a ferramenta de publicação e interação com o público.

Não só para jornalistas

O mundo web está às mãos de qualquer indivíduo. Inclusive a capacidade de expressar idéias e opiniões. Eduardo Carvalho é estudante de administração e mantém um site que já foi blog durante quatro anos. Ele diz que sempre gostou de escrever e queria publicar seus textos: “O método mais fácil de expor minhas idéias e pensamentos era por intermédio de um mecanismo que tinha surgido, na época, chamado weblog”.
O blogueiro, que divulga, em geral, textos opinativos sobre temas do dia-a-dia, revela que atualmente são raros os blogs que acessa: “Lia mais antigamente, hoje em dia não, acho que o conteúdo deles caiu muito. Fui me desinteressando e parando de ler aos poucos”. O universo da internet possibilita novos meios de comunicação. E o que quer que se crie para informar o público, é benquisto.

Nenhum comentário: