quarta-feira, 3 de março de 2010

Discurso na Liberdade de expressão

Dia 1° de março aconteceu o Fórum Democracia e Liberdade de Expressão, em São Paulo. Profissionais, jornalistas, professores e políticos discutiram os rumos que esta questão estava tomando no mundo e, principalmente, na América Latina. Inúmeros nomes conhecidíssimos se fizeram presentes neste encontro em prol da democracia na imprensa. E todos esses nomes enfatizaram a não existência e a certeza de que nunca existirá censura na imprensa no Brasil. Destaco o Sr. Helio Costa, nosso ministro das Comunicações.

E aí eu entrei no site do Estadão (www.estadao.com.br) e logo na home tem uma frase em caixa alta com um fundo preto que diz: "HÁ 215 DIAS SOB CENSURA". Tudo muito contraditório. E não há censura no país? Censura não é somente o oposto a ditadura. Censura é o cidadão não ter o acesso a informação verdadeira, é não saber os fatos e acontecimentos de seu país. O espaço fisico do jornal já nos censura devido a escolha dos editores pelos assuntos que, segundo eles, são os mais importantes. Mas este tipo de "falta de informação" é completamente compreensível.

Agora, partir do governo a censura e de forma tão aberta como foi a com o Estadão é inadimissível. Sou jornalista e me sinto ofendida pessoal e profissionalmente. Nosso papel é informar aos cidadaos tudo o que pode vir a mudar suas vidas. Conhecer nossos políticos para que na eleição saibamos escolhê-los é o minimo do exercício da política amadora.

Vamos aguardar o desfecho desse Forum. E ver se o governo decide aCabar com esses dias sob censura do Estadão. Fica aqui meu protesto, mesmo quem sem muito alcance.

Nenhum comentário: