quarta-feira, 3 de março de 2010

Eu faço parte da indústria da beleza.

Sobrou um dinheirinho esse mês e a primeira coisa que fiz foi me matricular na academia e marcar uma limpeza de pele. Milhares de metas na cabeça sem serem cumpridas por falta de dinheiro e quando "sobra", analisa o que eu faço.
Sem nenhum arrependimento, ok! Mas me fez parar para refletir sobre esse nosso lado narcisista.

Porque eu tenho uma hipótese para minha atitude: lá no fundinho eu me preocupo com a aparência antes de querer minha pós ou meu armário planejado na cozinha. Essa indústria da beleza cresce a cada pesquisa. Hidratante para peles oleosas, secas e mistas, cremes com e sem enxague, shampoo para cabelos negros ou coloridos, drenagens linfáticas, carboxiterapias, peelings faciais e mais de um milhão de nomenclaturas que prometem o milagre da beleza em semanas ou minutos.

Por conscidência li hoje uma daquelas frase cômicas sobre homens e mulheres: "MULHERES - 99% dos homens não cuidam da aparência pessoal. RESPOSTA DOS HOMENS - 99% da beleza feminina sai com água e sabão!". E é exatamente isso. Sai mesmo tudo com água e sabão. O que não sai demora pelo menos um ano para se fixar.

Mas estou numa fase um pouco "Narcisa" mesmo. Quase nos 30; os dois quilos não somem mais só com o simples fechar a boca; o óculos de grau não faz mas o mesmo efeito; e as cantadas já partem dos coroas. Nada contra este último. E só mais uma mudança que constata a idade chegando e indo embora.

Enfim, faço parte de quem separa uma parte do salário para se cuidar. Cuidar da pele, do corpo, das unhas, cabelos... Mas também da mente e da alma. Malhemos, limpemos a pele e hidratemos os cabelos. Porém, leremos, estudaremos, refletiremos sobre o que nos é imposto como verdade e não nos deixaremos ser interpretadas como objetos dessa indústria da beleza e pessoas que supervalorizam a aparência. Faz parte sim. Faço parte sim; e com a pele linda, os cabelos brilhosos e futuramente sem aquela gordurinha que incomoda.

Nenhum comentário: